terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comprando seu Sheltie - finalidades

Quando decidir comprar um Sheltie, analise muito bem quais seus planos para ele. Sim, é de cara que você precisa definir se quer um cão para companhia, esporte, para reprodução e/ou para competição de beleza.  É baseado nisso que o criador vai lhe oferecer um cão que se adeque à sua solicitação.  Não há cão polivalente (pode haver exceção), mas eu mesma ainda não conheci nenhum, nem homogeneidade de características em todas as ninhadas produzidas. Por isso, resolvi escrever esse pequeno guia de orientação, para que não haja conflito entre o desejado x recebido. As garantias que você receberá do criador também irão variar conforme sua escolha e o preço pago pelo animal. Seguem os pontos que acho importante ressaltar, sobre o que esperar que o criador irá lhe oferecer em cada caso:

Cães de companhia (pets): bom temperamento, boa saúde e estrutura/pelagem na medida.
Cães para esporte: temperamento excelente, drive para o trabalho, boa saúde (ênfase na ortopédica) e estrutura, pelagem na medida, tamanho compatível com o combinado na hora da compra (comprador define se precisa de um Mini ou Midi, ou se é irrelevante).
Cães para reprodução: bom temperamento, excelente saúde, estrutura/pelagem acima da média,  tamanho (altura) dentro do padrão, boa fertilidade.
Cães para exposição: bom temperamento, boa saúde, estrutura/pelagem acima da média, cor e marcações dentro do padrão, tamanho (altura) dentro do padrão.
Cães para reprodução E exposição devem ter todos os requisitos de ambos os casos garantidos pelo criador.

O mais importante é que haja transparência entre criador e comprador, no tocante a uma análise detalhada do filhote a ser comercializado, um contrato que estipule deveres e direitos, bem como um alinhamento realista das expectativas. Não espere receber o que não lhe foi oferecido ou o que você não pagou. Como diz o antigo dito popular "O combinado não sai caro!" pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário