sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sobre doação

Ontem eu coloquei uma pá de cal no assunto doar filhotes. É engraçado como as pessoas NÃO valorizam o que ganham, mas endeusam o que escolhem (mesmo que errado) e pagam, nem que seja 1 real.
Os 2 filhotes que doei a amigos foram deixados de lado. Uma foi preterida por uma Shar-Pei malcriada e agressiva que veio depois (comprada), mas ao se tornar adulta virou um demônio (até já postei sobre esse epísódio há um tempo atrás). E o macho foi doado ao pedreiro que estava reformando a casa da minha outra amiga. Não que o pedreiro não vá cuidar dele, pode até ser que o ame e o alimente bem, etc, mas é a atitude das pessoas que me choca!
O erro foi meu, de me antecipar e oferecer um filhote de Sheltie para pessoas amigas que comentaram que queriam um cão. Existem mais de 300 raças e cada pessoa ou família se adapta e curte uma delas. Por que elas teriam que gostar de um Sheltie? estranho né, mas é real...pois é, não gostaram...
Como NADA nem NINGUÉM é unanimidade, por que um Sheltie haveria de ser. Lição aprendida: amigos, amigos, cachorros à parte. Sheltie tem que ser COMPRADO por quem já pesquisou e GAMOU na raça. São para poucos e seletos. Ponto final.

9 comentários:

  1. Oi Cris, aqui é a Catarina de Campinas, lembra de mim? sou voluntaria de ATEAC,entrei em contato contigo ano passado sobre filhotes com personalidade para trabalho de terapia.Desculpe não ter retornado, mas acho que a Camola deve ter te falado que ela "doou" a Amarula para mim, mas com a condição de tirar 1 ou 2 crias.(não vejo0 a hora de castra-la).
    Por acaso esse filhotes que vc doou estaõ com vc? tem perfil para o trabalho,estão castrados ?


    Catarina

    ResponderExcluir
  2. Catarina, infelizmente não estão não, mas pelo menos a fêmea foi castrada. me passe seus contatos pelo crisdogs@hotmail.com
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!
    Estava eu lendo sobre cachorros ( porque gosto muito), e me deparei com seu artigo.
    Hoje tenho 5 fêmeas, 3 chihuahuas e 2 Sptiz.
    Eu sinto muito por vc, porque imagino o que sentiu, pela falta de respeito e sinceridade de seus amigos.
    Acho que deviam ao menos ter falado com vc antes, e não se desfazarem assim dos cães.
    Digo isto porque já tive contato com esta raça, apesar de seu ser suspeita por gostar muito de cachorros, fiquei muito surpresa pela "desfeita" de seus "amigos".
    Sabe Cris muitas vezes sofremos por sermos pessoas que se preocupam com o bem estar dos outros e por termos prazer em ajudar sem querer nada em troca.
    Também aprendi a lição através do sofrimento.
    Tudo de bom pra vc e para estes maravilhosos cães.
    Bjs iluminados

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca tive um sheltie, sou louca pela raça mas gostaria de saber se é um cão que cabe na minha vida, pois tive um "salsichinha" e a criatura parecia o Tasmania, destrutivo, desobediente e não gostava de crianças. Por sorte meu vizinho que tinha um quintal enorme ficou com ele e mantemos contato quase que diário. Quem o leva para tomar vacinas e consultas veterinárias sou eu até hoje (isso já faz 8 anos!). Moro em apartamento e tenho uma cadelinha shih tzu castrada, meus filhos já cresceram e tenho vontade de ter um sheltie. Será que ele se adapta bem?
    Obrigada, Ingrid.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris...olha como são as coisas....eu aqui....amante de cães..em especial por quem me apaixonei perdidamente...essa raça...linda dócil...companheira...
    Infelizmente não tenho a menor condição de comprar um filhote...e vc doou 2...meu coração ficou até apertado de ler seu posto sobre isso!!
    Queria ter a sorte dos seus amigo...mas se de uma outra vez...quiser doar...pode acreditar q serei a mãe mais dedicada para esses cãozinho!
    Sinto muito pela insensibilidade dessas pessoas!
    meu email: laleclaju@hotmail.com

    Bjossss

    Claudia Castro

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Cris.
    Que revolta que me dá qdo fico sabendo que alguém adquiriu um cão (seja lá de que raça for, ou até sem raça) e de repente por motivo nenhum que justifique, resolve se desfazer. Imagine, se desfazer de um sheltie. Com certeza nem imagina o valor que tem, e qdo falo em valor, não estou me referindo preço dele. Não imagina nem de longe, o que é ter um sheltie, mesmo que só para companhia. Se existe algum cão que entenda o que dissemos, esse cão é o sheltie, e é rapidinho, não demora nada pra ele saber o que vc quer. E não só por isso, mas pelas outras inumeráveis qualidades que eles teem. Só quem é dono de um é que pode saber o qto são preciosos. Vc tem razão. É um cão para poucos, e infelizmente a cultura do nosso povo não está pronta nem para lidar com seres humanos, que dirá com cães de raça específica. Eu e meu sheltie conhecemos vc no comecinho da vida dele. Vc me ofereceu uma fêmea para fazer par com ele, mas na época infelizmente eu não podia ficar com ela. Hoje ele está com 14 anos e todo "pimpão" ainda, graças a Deus. Passeia, corre, joga bola e ainda salta alguns obstáculos bem baixinho. Ele foi do agility, mas depois me decepcionei com uma série de coisas e deixei as competições. Hoje vivemos sossegados no nosso cantinho, e somos muito felizes. O sheltie é o cão mais companheiro que conheci em toda minha vida. Um dia, qdo infelizmente ele se for, estarei disponível para um outro. Por enquanto, quero dedicar todo meu tempo a ele. Para seu conforto e bem estar. Grande abraço pra vc e muita sorte. Vc merece.

    ResponderExcluir
  7. Pessoas, adorei o que li aqui, confesso que não tinha visto. Me emocionei com as palavras de vcs.
    Obrigada e beijos grandes!

    ResponderExcluir
  8. Tb me emocionei! Eu tive uma scottish terrier que deu 8 filhotes, e um deles eu dei pra minha prima, louca por cachorros. E de todos, só ela se desfez do cachorro.
    Concordo que a pessoa tem que escolher a raça que quer, e nao ganhar sem saber como é, sem querer, sem ansiar pelo cãozinho.
    Agora eu tenho uma sheltie, que eu ganhei! Um amigo tem o macho e eu era louca por ele e louca pra ter um sheltie há muitos anos. Aí quando nasceu filhote ele me ofereceu um.
    Escolhi uma bebezinha, ela tá comigo há menos de uma semana, mas estou completamente apaixonada e derretida por ela. Como é esperta e companheira! Diferente dos terriers que tive a vida toda, que são super independentes... e que eu tb amo!
    Cada um é tão especial... eles tem que ser desejados, não importa se comprados ou doados.

    ResponderExcluir
  9. que sua bebê te traga muita alegria. Grande abraço!

    ResponderExcluir