quinta-feira, 8 de abril de 2010

Inseminação Artificial

A maioria das ninhadas de Sheltie nasce mediante a realização deste procedimento. Opta-se por realizá-lo por:  falta de libido do padreador, quando a cadela não aceita a cópula (timidez ou agressividade), ou quando acontece alguma incompatibilidade anatômica entre os parceiros (é muito comum as fêmeas dessa raça apresentarem vulvas muito pequenas, que dificultam muito o sucesso do acasalamento). Uma outra vantagem é não expor o padreador e matriz a doenças, especialmente a Brucelose, que é muito séria (para quem se interessar mais sobre o assunto, procurar sobre Brucella Canis) que causa entre outros problemas, abortos.
A inseminação deve ser realizada por um médico veterinário conhecedor do método, da anatomia e das particularidades envolvidas em reprodução de cães. Muitos cães dados como inférteis conseguem produzir ninhadas, após um estudo sonográfico, hormonal e citológico vaginal que permite detectar infecções, desvios anatômicos ou até mesmo determinar a data correta de ovulação (que em alguns casos têm um comportamento muito errático, tardio ou adiantado demais, fugindo das estatísticas).  Tratamentos para melhora da produção e qualidade de esperma também encontram-se disponíveis no caso dos machos.
O procedimento não é considerado barato, mas sua eficácia torna interessante o investimento, além da facilidade de que no caso de alguns profissionais, até atendimento em domicílio encontra-se disponível.
Todas as ninhadas do meu canil nascem mediante realização de inseminações artificiais. Para indicação de profissionais qualificados contate o seu veterinário de confiança ou criadores que se utilizem deste serviço.
Boa sorte!

5 comentários:

  1. É. Tem suas vantagens. Mas pelo q vi com minha cadela q fez inseminaçao e acabou cruzando naturalmente, o q atrapalha muito é o temperamento desconfiado deles. A minha cadela cruzou naturalmente (depois de gastar dindin com a inseminação!) acredito q pq já conhecia o macho, o local onde cruzou e as pessoas q estavam por perto. Por incrivel q pareça, apesar dela ter ficado com o macho na casa dele e aqui em casa, ela cruzou foi no canil de um amigo nosso, muito por acaso, pois estavamos lá pra devolver o macho pro dono, q acabou nao indo buscá-lo. A dona do canil ajudou o macho e pimba! Ficaram lá todos felizes! Acho q se estivesse com um macho q nunca tinha visto antes, num lugar e com pessoas desconhecido acredito q teria sido mais complicado... O parto ta previsto pra semana q vem...

    Agora, se a cadela ou o macho nao cruzam por defisicencias físicas, como vagina estreita e baixa produçao/má qualidade de esperma, ai acho errado cruzar os caes, pois podem passar isso pros filhotes e dai a algum tempo, só com inseminaçao mesmo, o q levaria a uma raça q nao existiria naturalmente...

    ResponderExcluir
  2. eu discordo de sua opinião, mas respeito. Se fôssemos levar isso a ferro e fogo muitas raças simplesmente não existiriam. Não se trata de reproduzir animais com doenças debilitantes, apenas dar uma ajuda à natureza. Mas achei interessante vc ser contra e ter feito a inseminação em sua cadela. Qual foi o motivo?

    ResponderExcluir
  3. Não sou contra. Só não acho certo criar cães com problemas. Se nao são aptos a cruzar naturalmente, não deveriam gerar filhotes artificialmente. Se algumas raças não existiriam, é função do criador aprimorar a raça de forma q eles pudessem fazer a cruza naturalmente...
    A minha dachs foi inseminada sem minha permissão. Deixei com um vet amigo pra cruzar com o macho dele e quando liguei pra saber se estava tudo bem ele contou q estava, q ja tinha inseminado. Com a sheltie foi porque não queria estessar os cães (um pouco de inexperiência da minha parte). Na verdade, não foi estresse pra eles. Acabaram cruzando naturalmente, como qq cachorro... Joguei dinheiro fora... Hehehe! Certamente se for cruzá-la novamente, provavelmente será natural.
    Em relação a doença, no meu caso, fiz exames pra saber se estava tudo bem com os cães, o q teria feito sendo cruza natural ou artificial. E mesmo na inseminação, as cadelas não estão livre de doenças, como a piometra. Conheci uma sheltie inseminada q morreu disso...

    E no seu canil? Por que todas as suas ninhadas nascem mediande a inseminação? Uma vez q são cães saudáveis, sem problemas debilitantes e segundo o q falei anteriormente (apenas opinião minha, q nem sei se etá certa, pois é baseada apenas no q os criadores e as publicações falam)todos os cães se conhecem, a não ser que o macho não seja da sua criação. Tire uma duvida q tenho: eles são tão timidos a ponto de não cruzarem naturalmente? Eu achava q a minha era tao timida q nao cruzaria, mas com tudo isso ela se mostrou bem sem vergonha no períodop fértil!

    Resumindo: sou a favor da inseminação pra minimizar o estresse para os cães como por exemplo no caso de fertilizar cadelas q estejam distantes dos machos (coleta-se o semem, congela e envia pra fazer a inseminação). Mas sou contra quando os cães não são capazes de cruzar naturalmente por algum problema anatômico.

    ResponderExcluir
  4. No meu canil todos os acasalamentos são sim por inseminação por opção própria, melhor controle do período fértil e prevenção de doenças. Por outro lado, em 13 anos e 38 ninhadas, só foram realizadas 2 cesarianas, o que prova estatisticamente que as matrizes são perfeitamente habilitadas orgânicamente a gestar, parir e amamentar suas ninhadas. Como eu falei no início, eu não concordo com a sua opinião, mas respeito. Não é bem assim que funciona na prática, talvez num mundo ideal as pessoas simplesmente deixariam suas crenças, hobbies, etc em prol de respeitar a "seleção natural". Não é nem será isso que vai ocorrer. Volto a dizer que em casos de DOENÇAS apresentadas por um dos pais sou terminantemente contra reprodução, pois além do animal sofrer, a família a que ele está inserido também sofre e muito. E Viva a Ciência.

    ResponderExcluir
  5. só complementando, meus cães não são nada tímidos, aliás ao contrário, felizmente tenho um ótimo nível de satisfação sobre o temperamento dos filhotes que vendo, e os bons resultados de cães de minha criação no agility tb comprovam isso.
    Obrigada pela sua atenção, é sempre bom poder debater.

    ResponderExcluir