sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Corte de unhas e triming das patas

É muito importante manter as unhas do seu cão aparadas, bem como os pelos que nascem entre as "almofadinhas" das patas bem trimados (cortados).  Como a maioria dos pets mora em apto, e sai para passear uma ou duas vezes por dia, não gasta suas unhas suficientemente. Isso aliado ao piso liso da maioria dos domicílios, e aos pelos que crescem entre as patas, gera uma combinação indesejável, fazendo com que o cão escorregue ao caminhar e não tenha firmeza quando está em pé parado. Isto é péssimo, especialmente durante a fase de crescimento, pois pode causar acidentes (quedas, fraturas, rompimento de ligamentos) e também alterações na estrutura do cão, uma vez que ao entortar as patas para caminha e se apoiar, o cão acaba ficando permanentemente prejudicado.
As unhas podem ser cortadas em casa mesmo, com um cortador apropriado, comprado em  grandes varejos do ramo ou mesmo pela internet (sites especializados em produtos pet).
Ao cortar, observe a unha adequadamente, pois ela contém uma pequena artéria interna, e não queremos que ela seja atingida durante o procedimento.  Nosso objetivo é apenas aparar o excesso. Uma dica é usar uma pequena lanterna por baixo para facilitar a localização da artéria e manter-se longe dela.
Os pelos das almofadas podem ser aparados com uma tesoura sem pontas.
Para acostumar seu cão a esses procedimentos, tenha paciência. Acalme-o, mostre os instrumentos, deixe-o cheirar, dê um petisco, faça carinho. Faça o mesmo para acostumá-lo a manter-se calmo e deitado, enquanto vc manipula suas patas, as levanta, mexe nelas. Quando o cão não tiver mais receio deste procedimentos, comece a cortar, uma de cada vez, sem pressa, mesmo que vc tenha que parar e dar um tempo para o animal. Logo ele estará tranquilamente deixando vc trabalhar até terminar o procedimento.
O ideal é acostumar desde filhote o seu cão a aceitar ser manipulado, patas, orelhas, boca, cauda. Ele acostumará a confiar em você.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário