terça-feira, 25 de agosto de 2009

Qual ração?

Muita gente me pergunta qual ração utilizo com meus cães. Não tenho pretensão de fazer propaganda de ninguém - mesmo por que não ganho nada para isso - mas após experiência com as principais marcas Super Premium (obtendo inclusive resultados bem desastrosos com uma delas), optei pela Golden Formula para manutenção e Pro Plan ou Hill´s para as lactantes e filhotes até 4 meses. Explico: como no meu canil a alimentação fica livre para eles acessarem quando quiserem (não é o ideal, mas é a minha realidade atual), a Pro Plan os deixava com uma pelagem mais bonita, mas...gordinhos demais. "Culpa" da melhor palatabilidade. Já a Hill´s tem um preço "proibitivo" para a quantidade que uso no canil. Atingi um equilíbrio de custo x benefício com a Golden Formula.
Da Royal Canin só uso a Papinha Desmame a partir dos 18/20 dias, que é excelente em termos de palatabilidade, digestibilidade (a partir do dia que abrem os olhinhos os filhotes podem receber como suplemento à amamentação, no caso de ninhadas grandes) e consistência (macia e sem grumos, beeeem diferente de outras marcas disponíveis no mercado).  Após 1 semana, já começo a oferecer ração amolecida em água morna.  Atualmente os filhotes saem do canil comendo Pro Plan Puppy Small Bites, que recomendo até o final da vacinação.
Tenho curiosidade de experimentar a Cyno e a Cibau, mas só o faria se recebesse condições especiais de compra (impressionante como esses novos "players" não dão atenção ao criador!).
Taí a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário